22 de maio dia do abraço

Segundo a psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir “precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver, oito para nos manter e 12 para crescer”.

Mas o que faz do gesto de abraçar algo tão especial e valioso para nós?

Inicialmente, dar e receber abraço gera uma sensação imediata de bem-estar e satisfação, proporcionando felicidade. Mas há muito mais benefícios. Veja o que um abraço pode fazer por você e pela sua saúde.

– Acalmar: estudos mostram que os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas.

– Fortalecer: um abraço fortalece o sistema imunológico. A leve pressão no esterno e a descarga emocional ativam o chakra do plexo solar, que por sua vez estimula a glândula timo. É ela que regula e equilibra a produção de glóbulos brancos, contribuindo para a manutenção de altos níveis de imunidade.

– Desestressar: os abraços diminuem os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse que, em altos níveis, é extremamente prejudicial à saúde.

– Alegrar: dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e a raiva.

Sistema de recompensa e proteção
O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente humana, fazendo com que tenhamos uma sensação de felicidade e alegria. Ele ajuda a cultivar a paciência e a demonstrar apreço, estimula a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, associado ao bom humor.

Outro fator importante do abraço está relacionado ao sentimento de proteção e cuidado. Cientistas encontraram evidências de que os abraços ajudam a reduzir nossas preocupações e medos existenciais e a aumentar nossos sentimentos de confiança, autoestima e amor próprio.

Datas comemorativas são propícias a celebrar com quem amamos ou, no mínimo, sentimos afeto. Em meio ao caos que estamos vivendo, festejar pequenas datas ao lado das pessoas queridas é fundamental para estreitar laços e guardar recordações.

É o que acontece, por exemplo, no Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, inclusive, o Dia do Amigo. O que muita gente pode não saber é que a origem do Dia do Abraço é um tanto triste.

Neste domingo, 22 de maio de 2022, acontece a comemoração do Dia do Amigo, que surgiu numa situação bem desagradável. Em 2004, o australiano Juan Mann precisou voltar do Reino Unido ao seu país natal após passar por problemas.

No entanto, ao chegar no aeroporto, ninguém estava lá para recebê-lo. Por conta disso, ele criou o movimento "Free Hugs", ou abraços grátis, em inglês.

  • Repórter da TV Jornal se emociona e recebe abraço de pai do motorista de aplicativo encontrado morto

A campanha tinha como objetivo oferecer abraços gratuitos a quem passasse numa das ruas mais movimentadas de Sydney, na Austrália.

Publicada dia: 22/05/2022

Fonte: calendariobr.com.br

22 de maio dia do abraço

Dia do Abraço acontece no dia 22 de março. Em outros países, tais como Estados Unidos ou Austrália, o National Hug Day (Dia Nacional do Abraço) é comemorado em 21 de janeiro, 

O abraço é um gesto que remonta ao carinho, amizade e afeto de uma pessoa para com outra. Também é visto como um sinal de apoio, consolo, solidariedade e atenção, principalmente em situações tristes ou difíceis.

Abraçar outra pessoa traz uma ligação emocional, pois sentimentos são transmitidos através dele. Além disso, um abraço é benéfico para a saúde.

A maneira mais fácil e eficaz de comemorar o Dia do Abraço é oferecer abraços de graça. É claro que também é muito comum distribuir mensagens carinhosas entre entes queridos e amigos.

Origem do Dia do Abraço

O Dia do Abraço surgiu graças a um australiano, de pseudônimo Juan Mann, que, em 2004, tomou a iniciativa de oferecer abraços grátis para as pessoas que passavam na rua Pitt Street Mall, em Sydney.

A campanha, de nome Free Hugs Campaign (Campanha de Abraços Grátis), procurou estimular a felicidade através de um abraço.

A popularidade desse ato surgiu, porém, após o vocalista da banda chamada Sick Puppies, Shimon Moore, gostar da ideia e também receber um abraço de Juan. Ambos se tornaram amigos, com Shimon Moore gravando Juan pelas ruas da cidade de Sydney.

Um vídeo postado no Youtube com um clipe da música da banda Sick Puppies, All the same, foi criado pelo vocalista com as cenas filmadas, tornando-se assim mundialmente conhecida a campanha de Juan Mann e celebrando o Dia do Abraço. 

Em 22 de maio é comemorado o Dia do Abraço. A celebração surgiu pela iniciativa de um australiano chamado Juan Mann, que criou a campanha Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) em 2004, com o objetivo de distribuir abraços gratuitos pelas ruas de Sydney.

O abraço é um tipo de demonstração de afeto, adotado por várias culturas no mundo. O que é melhor do que um abraço para nos sentirmos acolhidos, protegidos, cuidados e amados? Devido à todos os efeitos positivos de abraçar e ser abraçado, este gesto tem grande importância para nossa saúde mental.

Tivemos que deixar esta prática um pouco de lado, temporariamente, por conta da Pandemia de Covid-19. Mas, felizmente, temos muitas outras formas de demonstrar carinho.

Porque Dia 22 de maio é o Dia do Abraço?

O Dia do Abraço, comemorado internacionalmente em 22 de maio, começou pela iniciativa de um homem australiano em 2004, o qual criou a campanha “Free Hugs Campaign”, onde distribuía gratuitamente abraços pelas ruas de Sydney.

Que se comemora no Dia 22 de maio?

Datas comemorativas do dia 22 de Maio de 2022: Dia do Apicultor. Dia internacional da Biodiversidade.

Quando é o Dia Mundial do abraço?

O Dia Mundial do Abraço comemora-se, em vários países, a 22 de maio. O abraço é uma forma de comunicação universal que dispensa palavras e faz autênticos milagres na nossa vida, nomeadamente ao nível da saúde.

Qual o significado do Dia do Abraço?

O Dia do Abraço é comemorado anualmente em 22 de maio. O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente, o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.