Show
Veja como os continentes um dia foram apenas uma superfície única, a Pangea. No entando, com a Deriva dos Continentes ela foi se dividindo e provocando o afastamento até o formato atual. Confira agora no resumo de Geologia sobre a Deriva Continental e as Placas Tectônicas. E no final, tem Simulado Enem Online de Geografia com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!“A Dança dos Continentes” como é conhecida esta teoria, nada mais é do que o movimento dos continentes. Sabemos que os continentes que compõem a superfície terrestre começaram a se formar a milhares de anos. Eventos foram acontecendo em nosso planeta. Esses movimentos são chamados de Deriva dos Continentes. Mas afinal o que é deriva dos continentes. Segundo os dicionários essa palavra significa sem rumo certo, desvio de rota de navio. Enfim, ela foi utilizada para compor a expressão Deriva Continental pelo cientista Alfred Wegener. Mas afinal quem foi Alfred Wegener? – Wegener foi um meteorologista e cientista alemão, que inquieto com esses questionamentos passou a estudar a geologia de nosso planeta. Em 1915, publicou o livro “A origem dos Continentes e Oceanos”. Essa teoria foi difícil de compreender, pois Wegener acreditava que os continentes estariam “flutuando” sobre uma massa pastosa e quente do interior do planeta. Wegener foi desacreditado e ignorado pela comunidade cientifica. Assim sua teoria foi esquecida por muitos anos. Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Deriva Continental para você dominar geral este conteúdo e mandar bem nas questões do simulado. As dicas do professor Carrieri:
Evidências da Deriva dos ContinentesPara comprovar sua teoria, Alfred Wegener se apoiou em algumas evidências que comprovava que um dia os continentes já foram unidos, portanto estão se movimentando, e afastando-se uns dos outros. As principais evidências são:
Veja um resumo detalhado sobre a Deriva Continental para conhecer a relação do movimento das Placas Tectônicas com os Maremotos,Terremotos,e as Erupções vulcânicas.
Essa teoria foi difícil de entender afinal, na época não tinha como analisar precisamente os dados, e os mapas também não eram tão fiéis quanto hoje. Afinal havia um questionamento que Wegener não sabia responder; que força movia esses continentes? O que seria capaz de fazer com que os continentes flutuassem e se movimentassem a ponto de se afastarem tanto como é o caso da África e América? Veja aula gratuita sobre as Placas Tectônicas e a Deriva dos ContinentesCompreendeu agora como as linhas de contato entre as Placas Tectônicas formam as mesmas linhas de vulcanismo e de terremotos no Planeta Terra? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Geografia! São apenas 10 questões para você estudar: Deriva Continental – SimuladoOs textos e exemplos acima sobre a Deriva dos Continentes foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis. Por que podemos afirmar que a deriva dos continentes a formação das cordilheiras montanhosas e de outras formas?Resposta verificada por especialistas
É a partir do choque entre duas placas tectônicas que ocorrem fenômenos naturais como é o caso dos terremotos, tsunamis e atividades vulcânicas, além disso, tem-se por meio das colisões entre placas a formação de relevos, no caso os dobramentos modernos.
Por que se afirma que a deriva dos continentes?Resumo sobre a deriva continental
De acordo com essa teoria, os continentes terrestres formavam, há mais de 200 milhões de anos, uma massa única chamada Pangeia. Esse bloco continental era banhado pelo oceano denominado Pantalassa. A Pangeia se fragmentou e deu origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana.
Como foi a formação dos continentes?Acredita-se que durante a era pré-histórica, existiu um continente chamado “Pangeia”, que unia todos os continentes atuais que acabaram se dividindo pelo movimento das placas tectônicas, configurando o que temos atualmente.
O que defende a teoria da deriva dos continentes?Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.
|