Para entender o que é, como funciona a transmissão e quais são os sintomas, o G1 listou as principais informações sobre a doença de Chagas: Show O que é?A doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, cujo principal vetor é o inseto "barbeiro" contaminado. O barbeiro funciona como uma espécie de intermediário entre o protozoário e o ser humano. O inseto pica um animal silvestre já infectado e depois transmite a doença para as pessoas. "Quando o inseto pica alguém, ele naturalmente elimina fezes. Essas fezes têm o protozoário contaminante e, com a coceira, a pessoa ajuda a espalhar o protozoário até a ferida, completando a transmissão da doença", diz Juvêncio Furtado, infectologista da Faculdade de Medicina do ABC. O nome do inseto barbeiro vem do fato de que, frequentemente, as picadas ocorrem no rosto. A doença é popularmente conhecida porque, na maioria dos casos, há um aumento significativo no tamanho do coração do paciente afetado. Isso ocorre porque as câmaras internas do coração doente aumentam de tamanho. A dilatação do coração impede que o sangue seja bombeado para o corpo da forma correta. Os principais sintomas são:
Formas de transmissãoA transmissão da doença, além de ocorrer principalmente por meio do contato do sangue com as fezes do barbeiro, também pode acontecer no sistema digestivo. "Nos últimos anos, o barbeiro tem se alojado em plantações de cana-de-açúcar e em açaizeiros. Lá ele faz o seu ninho e se reproduz. Quando a pessoa tritura e ingere o suco da cana-de-açúcar ou do açaí, o inseto contaminado com o protozoário é consumido junto", explica Furtado. "Isso acontece somente em casos nos quais não há uma limpeza adequada do produto". Outras formas de transmissão são: a recepção, em transplante, de órgãos provenientes de doadores infectados; e na gravidez, por via congênita, passando de mãe para filho. O tipo de transmissão pode influenciar o período em que os primeiros sintomas começam a aparecer:
Fase agudaApresenta poucos ou até mesmo nenhum sintoma da doença. Quando os sintomas aparecem, eles podem ser confundidos com uma virose comum. São eles:
Fase crônicaGeralmente, os casos de Chagas são confirmados na fase crônica por causa da dificuldade de se fazer o diagnóstico na fase aguda:
Catorze pessoas contraem Doença de Chagas após consumir suco feito com bacaba no TO TratamentoÉ feito normalmente com o uso do benznidazol, um medicamento antiparasitário, nos casos agudos e crônicos. De acordo com o Dr. Furtado, é extremamente importante que o tratamento comece ainda na fase inicial da doença, quando os sintomas são menos perigosos. "Apesar de o tratamento ser o mesmo para as duas fases da doença, o medicamento vai reagir apenas contra o protozoário, mas não vai ter efeito em relação aos problemas acarretados já na fase crônica, como o problemas cardíacos" - Juvêncio Furtado, infectologista da FMABC. Sob prescrição médica, o benznidazol pode ser obtido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com a doença na fase aguda. Uma alternativa ao benznidazol, para pacientes alérgicos ou que não respondam bem ao tratamento, é o nifurtimox, outro remédio fornecido pelo SUS. Transplante de coraçãoQuando o paciente chega a um estado avançado da doença e o coração é gravemente afetado, em muitos casos existe a possibilidade de receber um transplante de coração. Ou seja, o paciente recebe um novo coração sadio. Especialistas da ONG Médico Sem Fronteiras dizem que a expectativa de vida do paciente transplantado pode aumentar em até 80% após o transplante. Portanto, a pessoa pode viver, em média, mais dez anos. A recepção de coração transplantado por um paciente com doença de Chagas é, geralmente, melhor do que a de pessoas transplantadas por outros motivos. Entretanto, não está descartada a hipótese de que o novo coração também acabe sendo rejeitado pelo corpo ou novamente infectado pela doença de Chagas. Como prevenir
Entenda como a doença de Chagas pode ser transmitida — Foto: Diana Yukari e Juliane Monteiro/G1 *Sob orientação de Ardilhes Moreira Qual é a principal forma de transmissão da doença de Chagas?Transmissão: O Trypanosoma entra no sangue a partir do contato das fezes do inseto “barbeiro” com a pele ferida ou com a mucosa do olho, ou pela ingestão de alimentos contaminados com esse material. Pode ocorrer também recebendo transfusão de sangue ou transplante de pessoas com a doença.
Qual o agente causador modo de transmissão sintomas e tratamento da doença de Chagas?A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele.
O que é vetor de transmissão?Entende-se como doença transmitida por vetor aquela que não passa diretamente de uma pessoa para outra, mas requer a participação de artrópodes, principalmente insetos, responsáveis pela veiculação biológica de parasitos e micro-organismos a outros seres vivos.
|